O site astroPT abre o dia com uma notícia interessante. Foi possivelmente descoberto um elo perdido dos Buracos Negros, mais um. Depois de descobertos buracos negros de massa intermédia agora foi a vez de se descobrir porque é que em volta de buracos negros maiores as galáxias hospedeiras também o são.
Um buraco negro foi apanhado a "construir" a sua própria galáxia hospedeira.
"Para chegar a uma conclusão tão extraordinária, a equipa de astrónomos observou extensivamente um objecto peculiar, o quasar próximo HE0450-2958, o único quasar para o qual não foi ainda detectada uma galáxia hospedeira. HE0450-2958 situa-se a cerca de 5 milhares de milhões de anos-luz de distância. Até agora especulava-se que a galáxia hospedeira deste quasar estaria escondida por trás de grandes quantidades de poeira, e por isso os astrónomos utilizaram um instrumento que trabalha no infravermelho médio montado no Very Large Telescope do ESO."
Embora em torno deste buraco negro não haja estrelas, a galáxia companheira é bastante rica e apresenta uma taxa de formação de 350/ano, cem vezes mais que as galáxias comuns.
"“Os dois objectos estão destinados a colidir e fundir-se no futuro (...) “Embora o quasar ainda se encontre “nu”, irá eventualmente ficar “vestido” quando se fundir com a sua companheira rica em estrelas. Assim, passará finalmente a residir no interior duma galáxia hospedeira como todos os outros quasares.”"
O jacto do buraco negro poderá ser um dos motores de produção de galáxias.
1 comentários:
Olá Dário,
Interessantes os temas que você aborda.
Gosto muito das imagens do Hubble.
Estou escrevendo sobre energia solar no meu blog
http://MasterSUNO.blogspot.com
Para saber mais sobre mim visite
http://xeesm.com/JorgePurgly e clique em qualquer linha para abrir a página respectiva.
Em http://purgly.blogspot.com
tenho algumas imagens de Natal.
Um abraço, um Feliz Natal e um excelente 2010.
Enviar um comentário