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Rápidas: O Vulcão Eyjafjallajökull



O vulcão Eyjafjallajökull na Islândia expeliu uma vasta nuvem de cinzas e vapor através do Atlântico Norte. Eyjafjallajökull (ou Eyjafjöll) é um estratovulcão com uma altitude de 1.666 metros. “A erupção abriu uma fissura de 500 metros e também produziu rios de lava que construíram várias colinas de rochas compostas de bolhas de lava (escória) ao longo do seu respiradouro.”. (Etenros Apredizes)

A sua erupção levou ao corte do espaço aéreo do Reino Unido, Irlanda, França e Escandinávia. “A grande massa de partículas rochosas concentrou-se primeiramente na Escandinávia mas alastrou-se a outros países como o Reino, Unido e Canadá.”(Quarks e Gluões). Ao subir 11km apanham a jet stream e viajam na direção leste-sudeste.

"O dispositivo Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) da NASA do satélite Terra captou a imagem a 15 de abril de 2010.

As plumas voam passando pelas Ilhas Faroe e arqueiam ligeiramente em direção do norte, nas proximidades das ilhas Shetland. A cor bege da pluma indica um teor de cinzas bastante elevado.”. (Etenros Apredizes)

A cinza vulcânica é formada por partículas pequenas de rocha que, quando sugadas pelos reactores do avião podem causar uma falha grave nos motores. Contudo, “os radares que monitoram o tempo em uma aeronave não pode localizar estas cinzas.”. (Etenros Apredizes)

David Learnout, especialista em aviação do site Flight Global.com explica que:
"Mesmo que a turbina volte a funcionar, ela perde sua eficiência e passa a gastar muito mais combustível", explicou. "A companhia aérea tem que simplesmente jogar fora esses motores danificados. E o motor responde por um terço do custo de uma aeronave." (Inovação Tecnológica)
De facto, como refere o blog AstroPT “O mundo parece virado do avesso”. Parece-nos que há mais terramotos, vulcões, cheias, etc… Parece que tudo está a acontecer ao mesmo tempo em todo o lado. “O que se passa é que agora estamos a ser mais afectados pelos problemas.”.

Podem ler este post muito bom que nos dá a real perspectiva do porquê de termos esta percepção.
A lista de discussão do AstroPT tem havido uma discussão sobre o assunto aqui, aqui, e aqui. 
Uma coisa curiosa é que quem está por baixo da nuvem de cinzas poderá assistir a um pôr-do-sol vermelho
Podem ler  mais aqui. E ver uma animação aqui.

Aqui podem  ver uma imagem que mostra as temperaturas em torno do vulcão e na zona onde está a nuvem de cinzas.

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16/04/2010

Rápidas: O Vulcão Eyjafjallajökull



O vulcão Eyjafjallajökull na Islândia expeliu uma vasta nuvem de cinzas e vapor através do Atlântico Norte. Eyjafjallajökull (ou Eyjafjöll) é um estratovulcão com uma altitude de 1.666 metros. “A erupção abriu uma fissura de 500 metros e também produziu rios de lava que construíram várias colinas de rochas compostas de bolhas de lava (escória) ao longo do seu respiradouro.”. (Etenros Apredizes)

A sua erupção levou ao corte do espaço aéreo do Reino Unido, Irlanda, França e Escandinávia. “A grande massa de partículas rochosas concentrou-se primeiramente na Escandinávia mas alastrou-se a outros países como o Reino, Unido e Canadá.”(Quarks e Gluões). Ao subir 11km apanham a jet stream e viajam na direção leste-sudeste.

"O dispositivo Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) da NASA do satélite Terra captou a imagem a 15 de abril de 2010.

As plumas voam passando pelas Ilhas Faroe e arqueiam ligeiramente em direção do norte, nas proximidades das ilhas Shetland. A cor bege da pluma indica um teor de cinzas bastante elevado.”. (Etenros Apredizes)

A cinza vulcânica é formada por partículas pequenas de rocha que, quando sugadas pelos reactores do avião podem causar uma falha grave nos motores. Contudo, “os radares que monitoram o tempo em uma aeronave não pode localizar estas cinzas.”. (Etenros Apredizes)

David Learnout, especialista em aviação do site Flight Global.com explica que:
"Mesmo que a turbina volte a funcionar, ela perde sua eficiência e passa a gastar muito mais combustível", explicou. "A companhia aérea tem que simplesmente jogar fora esses motores danificados. E o motor responde por um terço do custo de uma aeronave." (Inovação Tecnológica)
De facto, como refere o blog AstroPT “O mundo parece virado do avesso”. Parece-nos que há mais terramotos, vulcões, cheias, etc… Parece que tudo está a acontecer ao mesmo tempo em todo o lado. “O que se passa é que agora estamos a ser mais afectados pelos problemas.”.

Podem ler este post muito bom que nos dá a real perspectiva do porquê de termos esta percepção.
A lista de discussão do AstroPT tem havido uma discussão sobre o assunto aqui, aqui, e aqui. 
Uma coisa curiosa é que quem está por baixo da nuvem de cinzas poderá assistir a um pôr-do-sol vermelho
Podem ler  mais aqui. E ver uma animação aqui.

Aqui podem  ver uma imagem que mostra as temperaturas em torno do vulcão e na zona onde está a nuvem de cinzas.

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