RSS
email
5

Rápidas: Quentinho


Há umas semanas coloquei aqui um post sobe o objecto mais frio do Universo. O post "Congelado". No blog AstroPT também há um post sobre o tema, mas o objecto é outro, aqui.

Agora vamos a um dos objectos mais quentes. A notícia aparece no Eternos Aprendizes. Na realidade são muitos objectos, é um gás e tem uma temperatura de 300 milhões de graus Celsius.

"Uma nuvem de gás abrasador que envolve um enxame de galáxias agrupadas entre si a 05 bilhões de anos luz de distância na constelação de Virgo.

O ponto quente cósmico foi detectado pelo telescópio de raios-X a bordo do satélite japonês Suzaku. O aglomerado de galáxias investigado, conhecido como RXJ1347, tem 5 milhões de anos luz de largura."

Um facto que intrigou os astrónomos foi o facto de este gás estar muitas vezes mais quente do que outros gases já observados noutras galáxias. A explicação avançada é a de que as galáxias colidiram a uma velocidade da ordem dos 4 mil Km/s.

Post também publicado no AstroPT!

Fontes:

Eternos Aprendizes - O gás mais quente do Universo

Read more
1

Um "S" de...Empreendedora

Pode parecer um "S" de algum super-herói, mas não. É um "S" de uma super-empreendedora. Sara Cardina, autora do blog Sara Cardina Objectos e de um belíssimo trabalho na área da bijuteria e da joalharia.

Agora com uma actualização importante para quem quer oferecer presentes a um bom rácio preço/qualidade. O blog já apresenta os preços das peças, que desde já refiro, "apetitosos". Em breve um bom presente para os mais ansiosos pelas novas obras de arte. Fiquem atentos!
Read more
11

CONTRA-CAPA: 2012 - O Impossível Acontece... Mesmo sem Provas



No blog 2012 o portal aprecem revelações bombásticas sobre o que nos vai acontecer em 2012, ou melhor a 21 de Dezembro de 2012. Para falar verdade cheguei até ver horas e minutos nesta grandiosa adivinhação (mas não me lembro do site)!

Porquê 2012?

Simplesmente porque é o ano galáctico que o calendário maia retorna a sua contagem longa a zeros.

O que irá acontecer?

Aparece-nos uma palavra nova: "precessão" "que é a mudança do eixo da Terra com relação ao centro da galáxia." e ocorrerá o fim do mundo. Como? Não sei. Como é que o eixo muda em tão pouco tempo, hmm... ninguém sabe. Os iluminados só dizem que "sim, porque sim". Uma série de cataclismas (mentais) ocorre. "Umas forças" vêm do centro da galáxia, o Sol começa a dançar (afinal o milagre do sol a dançar poderia ser uma visão do futuro!). Só ninguém explica que forças são e como ocorrem.

Os que ficam e os que vão.

Ficaram apenas as pessoas que procuram o bem e o amor incondicional. Os restantes vão para outros planetas continuar a aprender a ser bonzinhos.

Os portais "Muitos portais estão se abrindo pelo planeta ao longo desses últimos anos. Esses portais são “portas” abertas por outras dimensões mais elevadas, como de 5D, 6D e até 10D" Gosto quando leio afirmações destas mas sem provas. "Sim, isto existe. Mas ninguém descobriu nem há provas, mas existe" De facto existe. Os pensamentos, as ilusões, as ideias existem. Ao passar por esses portais as pessoas vão "acordar", as energias, agora atenção a uma palavra nova, "mechem" com o DNA e activam um código adormecido de forma a que as pessoas se lembrem das suas missões. Em primeiro lugar duvido muito das ideias quando leio algo como "mechem". Parece que tira a credibilidade de toda a estória até agora muito bem elaborada. Em segundo lugar, que códigos são esses? As sequências codificantes de DNA não apresentam memórias passadas. As não codificantes simplesmente não codificam nada. Outra, se se estão a abrir portais de outras dimensões como se sabe? É preciso provas.

Tempo a correr


"Os meses parecem poucos dias e os anos poucos meses. Isso tudo devido o “campo de fótons” que estamos passando no universo." Pensava que era porque as pessoas têm o tempo mais preenchido. Também falta explicar o que acontece ao passar um campo de fotões e, também, evidências desse tal campo. “O tempo passa mais rápido, mas o tempo terrestre ainda continua o mesmo” Fantástico! O tempo anda mais depressa numa zona em que a massa do objecto é enorme. A massa do Sol não é enorme o suficiente para notar essa diferença mas um buraco negro já tem massa suficiente para distorcer o tempo (e espaço). Nada disso acontece na Terra.

Mais à frente...

Crises financeiras e pandemias

O site revela que a crise financeira juntamente com uma pandemia é o sinal do fim dos tempos! Será. Bem, em 1919 vivemos a pior pandemia, com cerca de 40 milhões de mortes e apenas 10 anos dpois a pior recessão financeira. Dois factos piores que os destes últimos dois anos e o mundo não acabou. Será que é desta?

Ao início pensei que fossem apenas referências matefórias ou, no pior dos casos, ironias. Mas não, as pessoas acreditam mesmo nisto! Se alguém que diga "sim, o Nibiru vai bater em nós" e de seguida disser que "uma maçã azul quando bate as asas nascem lampadas e o número nove é feliz" elas passam também a acreditar. por um lado estas mentes sao facilmente manipuláveis pelo marketing em qualquer empresa, mesmo para o pior produto. Um caso a estudar.

Fonte:

2012 - O portal - "
O que vai acontecer em 2012 ? Perguntas e respostas"

Read more
1

CAPA: 2012 - O que NÃO vai Acontecer



O site Eternos Aprendizes mostra-nos um excelente artigo sobre esta temática. " Don Yeomans cientista da NASA e coordenador do programa NEO explica o que não vai acontecer em 2012". Yeomans revela-nos que até existe um falso site da NASA com o intuito de promover a farsa 2012.

Os cinco pontos:

1 - Nibiru não existe.

Tal como Yeomans, que tem conhecimento e trabalha nesta área, sendo até coordenador do programa NEO (asteróides potencialmente perigosos), Ian O'Neil também nos apresenta razões para duvidar da existência de tal objecto. Aqui .


2 - Calendário Maia não termina a Dezembro de 2012

A 21 de dezembro de 2012 irá ocorrer simplesmente o fim do período de ‘contagem – longa’ dos Maias, mas depois (da mesma forma que nossos calendários se reiniciam no dia 01 de janeiro) a contagem recomeça. Mais aqui. E também um bom artigo no AstroPT.


3 - Não há previsões de eventos catastróficos em 2012


O ciclo solar é de aproximadamente 11 anos cujo próximo máximo está previsto para 2010-2012. É verdade que a polaridade da Terra sofre reversões a cada 400 mil anos, mas tal não acontece em alguns anos, meses ou mesmo dias! E mais, tal ocorrência não afecta a rotação terrestre nem a direcção do seu eixo de rotação.


4 - A Terra só "sente" forças gravitacionais pelo sol e lua.

A farsa 2012 afima que algo extraordinário irá ocorrer em Dezembro de 2012 com o alinhamento do sol e Terra com o plano da galáxia. Ora, tal acontece todos os anos e nada de extraordinário acontece.


E, por último, a grande revelação é esta:

5 - "As previsões sobre o fim-do-mundo ou mudanças dramáticas a ocorrer em 21 de dezembro de 2012 são todas falsas."

Já por várias vezes fomos ultrajados por promessas de que, sim, "é desta que o mundo acaba" até com horas marcadas! Para um evento destes seríam necessária evidências da mesma magnitudo. Onde estão elas? Não estão...

Para terminar não poderia de salientar o bom humor de Yeomans com esta magnífica frase:

"Se eu for comprar um peixinho dourado para por em meu aquário (e farei isto em algum momento no inicio de 2013), “Nibiru” certamente estará na minha lista de nomes a dar ao peixinho"


Fontes:

Eternos Aprendizes - "2012: Don Yeomans cientista da NASA e coordenador do programa NEO explica o que não vai acontecer em 2012 "

Eternos Aprendizes - Arquivo sobre 2012

Eternos Aprendizes - "2012: o Planeta X não é Nibiru"

AstroPT - "2012 – Fim do Mundo"
Read more
12

Rápidas: Conferências TED


O blog Vídeos para o Ensino da Física e da Química traz-nos uma lista variada de vídeos das conferências TED legendadas em português!

Transcrevo-vos o conteúdo do post com a permissão do seu autor:

Ideias que vale a pena espalhar (Ideas Worth Spreading): é esta a missão do serviço TED (Technology, Entertainment, Design).

Podem encontrar aqui algumas conferências legendadas em português.

Das quais destaco as seguintes:


Carolyn Porco: Poderia uma lua de Saturno suportar vida?



Brian Greene sobre a teoria das cordas


Stephen Hawking coloca grandes questões sobre o Universo
Read more
3

A Canção do Carl Sagan

Segue-se mais uma canção magnífica. Desta vez é Carl Sagan que a interpreta, sim o famoso astrónomo!


encontrado no De Rerum Natura
Read more
0

Porquê a Pandemia?



A 7 de Setembro de 1918 um soldado americano adoeceu com uma febre grave. Foi-lhe diagnosticado meningite. Entretanto uma dezena de soldados adoecia com os mesmos sintomas. Dia 16 do mesmo mês já se contavam 36 novos casos, e uma semana depois já o número era de 12604 doentes num universo de 45 mil soldados. Cerca de 800 soldados morreram.

Este “novo tipo de infecção ou praga” mencionado por William Welch foi responsável por cerca de 40 milhões de mortes, em todo o mundo, entre 1918 e 1919. De facto esta infecção não era nova.

As pandemias de gripe humana apareceram duas vezes depois de 1918 (em 1957 e em 1968).

As pandemias de gripe resultam da “mistura” de estirpes de vírus de humanos e de aves, nos porcos.

O vírus da gripe aviaria reconhece oligossacáridos com ligações ácido siálico do tipo ASα2,3Gal, presente no trato respiratório das aves. Mas o vírus da gripe humana reconhece oligossacáridos com ligações ácido siálico do tipo ASα2,6Gal, presente no trato respiratório humano. Como é que os humanos podem ser infectados com estirpes aviarias? A resposta está nos suínos. Eles são conhecidos como “misturadores”, misturam as duas estirpes pois apresentam os dois tipos de ligações e, se tiverem contraído as duas estirpes de vírus, estes poderão fazer um rearranjo e voltar a infectar humanos mas agora com outra “aparência”.

Porque é que um vírus rearranjado pode provocar pandemias?

Todos os anos presenciamos epidemias de gripe, que resultam de deriva antigética (drift), que é a acumulação de mutações nos seus segmentos de RNA. O “drift” é lento e resulta da acumulação progressiva dessas mutações. No entanto há outra forma mais rápida de mudança genética, a alteração antigénica (shift). O “shift” consiste na redistribuição dos segmentos do vírus com outro subtipo geneticamente diferente. O sistema imunológico reconhece relativamente bem um vírus sujeito às forças genéticas do “drift” mas tem dificuldade em reconhecer o “shift” pois a alteração é enorme.


Fontes:

Scientific American

Aulas Virologia Prof. R. Parreira 2009, IMHT

Read more
2

Campo de Higgs, a Massa e o Cientista



O meu primeiro post no astroPT é este: "Campo de Higgs, a Massa e o Cientista".

Campo de Higgs:

A 10-42 segundos após o Big Bang, crê-se que a temperatura terá sido cerca de 1032 Kelvin. N este momento todos os campos oscilavam violentamente. Ao arrefecer e expandir, a radiação e a densidade de matéria ficavam diluídas.

Quando a temperatura baixou o suficiente, o campo de Higgs condensou num determinado valor não nulo através de todo o espaço. O universo estaria, então repleto de um campo de Higgs uniforme e não nulo.

O campo de Higgs é como um éter que banha todo o Universo. É bastante importante porque crê-se ser a sua partícula (o bosão de Higgs) a conferir massa às partículas.

Higgs e a origem massa:

Podemos sentir os nossos músculos a trabalhar. Quanto maior a massa do objecto a ser movido, maior a força que os músculos terão de exercer. Neste sentido, a massa de um objecto representa a sua resistência a mudanças do seu movimento. De onde vem esta resistência a ser acelerado? O que dá inércia a um objecto?

O oceano de Higgs, no qual estamos todos imersos, interage com os quarks e com os electrões: resiste às suas acelerações. As forças que exercemos milhares de vezes por dia para mudar a velocidade deste ou daquele objecto são forças que lutam contra o arrastamento do oceano de Higgs.

Para acelerar um objecto submerso em água, teríamos de empurrar com mais força. Ele resistirá às nossas tentativas para mudar a sua velocidade mais fortemente do que quando não está na água, e assim comporta-se como se tivesse aumentado a sua massa. As partículas elementares resistem a tentativas de mudança das suas velocidades – adquirem massa.

Se não fosse o campo de Higgs, todas as partículas fundamentais seriam como o fotão, e não teriam qualquer massa.

O bosão de Higgs é a única partícula do modelo padrão que ainda não foi observada. Quando se confirmar experimentalmente a sua existência iremos saber o porquê das massas de cada partícula do modelo padrão. O bosão de Higgs foi predito em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, trabalhando as ideias de Philip Anderson.

O LHC vai dar-nos uma resposta. Qualquer que seja a resposta será sempre importante. Ou confirmará a previsão, o que é fantástico, ou não confirma, o que será maravilhoso pois temos de procurar mais e novas ideias vão jorrar. O cientista não pode estar à espera de uma resposta favorável à sua ideia. O cientista estuda a natureza tal qual ela é e funciona. Qualquer que seja a resposta é a abertura para a descoberta da realidade.

Na Gazeta de Física podemos encontrar uma excelente analogia com o campo de Higgs. Vou transcrever a descrição:
“..Entra na sala um cientista de grande renome, uma verdadeira estrela, e à medida que atravessa a sala cria, naturalmente, a cada passo, uma aglomeração de admiradores, ansiosos por falarem com ele.

…Isto impede-o de percorrer a sala normalmente, criando-lhe uma resistência ao movimento, como se a sua massa aumentasse, tal como acontece a uma partícula que se move através de um campo de Higgs.

…Se um rumor atravessa a sala,

… também produz um efeito de aglomeração, mas desta vez entre os próprios cientistas na sala. Estes aglomerados são como as próprias partículas Higgs.”

Poderão ver as ilustrações na fonte.

Fontes:
“O Tecido do Cosmos”, Brian Greene

Wikipedia – Bosão de Higgs

Gazeta de Física – “O que é o bosão de Higgs e porque o queremos encontrar?”

Read more

18/11/2009

Rápidas: Quentinho


Há umas semanas coloquei aqui um post sobe o objecto mais frio do Universo. O post "Congelado". No blog AstroPT também há um post sobre o tema, mas o objecto é outro, aqui.

Agora vamos a um dos objectos mais quentes. A notícia aparece no Eternos Aprendizes. Na realidade são muitos objectos, é um gás e tem uma temperatura de 300 milhões de graus Celsius.

"Uma nuvem de gás abrasador que envolve um enxame de galáxias agrupadas entre si a 05 bilhões de anos luz de distância na constelação de Virgo.

O ponto quente cósmico foi detectado pelo telescópio de raios-X a bordo do satélite japonês Suzaku. O aglomerado de galáxias investigado, conhecido como RXJ1347, tem 5 milhões de anos luz de largura."

Um facto que intrigou os astrónomos foi o facto de este gás estar muitas vezes mais quente do que outros gases já observados noutras galáxias. A explicação avançada é a de que as galáxias colidiram a uma velocidade da ordem dos 4 mil Km/s.

Post também publicado no AstroPT!

Fontes:

Eternos Aprendizes - O gás mais quente do Universo

Read more...

17/11/2009

Um "S" de...Empreendedora

Pode parecer um "S" de algum super-herói, mas não. É um "S" de uma super-empreendedora. Sara Cardina, autora do blog Sara Cardina Objectos e de um belíssimo trabalho na área da bijuteria e da joalharia.


Agora com uma actualização importante para quem quer oferecer presentes a um bom rácio preço/qualidade. O blog já apresenta os preços das peças, que desde já refiro, "apetitosos". Em breve um bom presente para os mais ansiosos pelas novas obras de arte. Fiquem atentos!

Read more...

14/11/2009

CONTRA-CAPA: 2012 - O Impossível Acontece... Mesmo sem Provas



No blog 2012 o portal aprecem revelações bombásticas sobre o que nos vai acontecer em 2012, ou melhor a 21 de Dezembro de 2012. Para falar verdade cheguei até ver horas e minutos nesta grandiosa adivinhação (mas não me lembro do site)!

Porquê 2012?

Simplesmente porque é o ano galáctico que o calendário maia retorna a sua contagem longa a zeros.

O que irá acontecer?

Aparece-nos uma palavra nova: "precessão" "que é a mudança do eixo da Terra com relação ao centro da galáxia." e ocorrerá o fim do mundo. Como? Não sei. Como é que o eixo muda em tão pouco tempo, hmm... ninguém sabe. Os iluminados só dizem que "sim, porque sim". Uma série de cataclismas (mentais) ocorre. "Umas forças" vêm do centro da galáxia, o Sol começa a dançar (afinal o milagre do sol a dançar poderia ser uma visão do futuro!). Só ninguém explica que forças são e como ocorrem.

Os que ficam e os que vão.

Ficaram apenas as pessoas que procuram o bem e o amor incondicional. Os restantes vão para outros planetas continuar a aprender a ser bonzinhos.

Os portais "Muitos portais estão se abrindo pelo planeta ao longo desses últimos anos. Esses portais são “portas” abertas por outras dimensões mais elevadas, como de 5D, 6D e até 10D" Gosto quando leio afirmações destas mas sem provas. "Sim, isto existe. Mas ninguém descobriu nem há provas, mas existe" De facto existe. Os pensamentos, as ilusões, as ideias existem. Ao passar por esses portais as pessoas vão "acordar", as energias, agora atenção a uma palavra nova, "mechem" com o DNA e activam um código adormecido de forma a que as pessoas se lembrem das suas missões. Em primeiro lugar duvido muito das ideias quando leio algo como "mechem". Parece que tira a credibilidade de toda a estória até agora muito bem elaborada. Em segundo lugar, que códigos são esses? As sequências codificantes de DNA não apresentam memórias passadas. As não codificantes simplesmente não codificam nada. Outra, se se estão a abrir portais de outras dimensões como se sabe? É preciso provas.

Tempo a correr


"Os meses parecem poucos dias e os anos poucos meses. Isso tudo devido o “campo de fótons” que estamos passando no universo." Pensava que era porque as pessoas têm o tempo mais preenchido. Também falta explicar o que acontece ao passar um campo de fotões e, também, evidências desse tal campo. “O tempo passa mais rápido, mas o tempo terrestre ainda continua o mesmo” Fantástico! O tempo anda mais depressa numa zona em que a massa do objecto é enorme. A massa do Sol não é enorme o suficiente para notar essa diferença mas um buraco negro já tem massa suficiente para distorcer o tempo (e espaço). Nada disso acontece na Terra.

Mais à frente...

Crises financeiras e pandemias

O site revela que a crise financeira juntamente com uma pandemia é o sinal do fim dos tempos! Será. Bem, em 1919 vivemos a pior pandemia, com cerca de 40 milhões de mortes e apenas 10 anos dpois a pior recessão financeira. Dois factos piores que os destes últimos dois anos e o mundo não acabou. Será que é desta?

Ao início pensei que fossem apenas referências matefórias ou, no pior dos casos, ironias. Mas não, as pessoas acreditam mesmo nisto! Se alguém que diga "sim, o Nibiru vai bater em nós" e de seguida disser que "uma maçã azul quando bate as asas nascem lampadas e o número nove é feliz" elas passam também a acreditar. por um lado estas mentes sao facilmente manipuláveis pelo marketing em qualquer empresa, mesmo para o pior produto. Um caso a estudar.

Fonte:

2012 - O portal - "
O que vai acontecer em 2012 ? Perguntas e respostas"

Read more...

CAPA: 2012 - O que NÃO vai Acontecer



O site Eternos Aprendizes mostra-nos um excelente artigo sobre esta temática. " Don Yeomans cientista da NASA e coordenador do programa NEO explica o que não vai acontecer em 2012". Yeomans revela-nos que até existe um falso site da NASA com o intuito de promover a farsa 2012.

Os cinco pontos:

1 - Nibiru não existe.

Tal como Yeomans, que tem conhecimento e trabalha nesta área, sendo até coordenador do programa NEO (asteróides potencialmente perigosos), Ian O'Neil também nos apresenta razões para duvidar da existência de tal objecto. Aqui .


2 - Calendário Maia não termina a Dezembro de 2012

A 21 de dezembro de 2012 irá ocorrer simplesmente o fim do período de ‘contagem – longa’ dos Maias, mas depois (da mesma forma que nossos calendários se reiniciam no dia 01 de janeiro) a contagem recomeça. Mais aqui. E também um bom artigo no AstroPT.


3 - Não há previsões de eventos catastróficos em 2012


O ciclo solar é de aproximadamente 11 anos cujo próximo máximo está previsto para 2010-2012. É verdade que a polaridade da Terra sofre reversões a cada 400 mil anos, mas tal não acontece em alguns anos, meses ou mesmo dias! E mais, tal ocorrência não afecta a rotação terrestre nem a direcção do seu eixo de rotação.


4 - A Terra só "sente" forças gravitacionais pelo sol e lua.

A farsa 2012 afima que algo extraordinário irá ocorrer em Dezembro de 2012 com o alinhamento do sol e Terra com o plano da galáxia. Ora, tal acontece todos os anos e nada de extraordinário acontece.


E, por último, a grande revelação é esta:

5 - "As previsões sobre o fim-do-mundo ou mudanças dramáticas a ocorrer em 21 de dezembro de 2012 são todas falsas."

Já por várias vezes fomos ultrajados por promessas de que, sim, "é desta que o mundo acaba" até com horas marcadas! Para um evento destes seríam necessária evidências da mesma magnitudo. Onde estão elas? Não estão...

Para terminar não poderia de salientar o bom humor de Yeomans com esta magnífica frase:

"Se eu for comprar um peixinho dourado para por em meu aquário (e farei isto em algum momento no inicio de 2013), “Nibiru” certamente estará na minha lista de nomes a dar ao peixinho"


Fontes:

Eternos Aprendizes - "2012: Don Yeomans cientista da NASA e coordenador do programa NEO explica o que não vai acontecer em 2012 "

Eternos Aprendizes - Arquivo sobre 2012

Eternos Aprendizes - "2012: o Planeta X não é Nibiru"

AstroPT - "2012 – Fim do Mundo"

Read more...

09/11/2009

Rápidas: Conferências TED


O blog Vídeos para o Ensino da Física e da Química traz-nos uma lista variada de vídeos das conferências TED legendadas em português!

Transcrevo-vos o conteúdo do post com a permissão do seu autor:

Ideias que vale a pena espalhar (Ideas Worth Spreading): é esta a missão do serviço TED (Technology, Entertainment, Design).

Podem encontrar aqui algumas conferências legendadas em português.

Das quais destaco as seguintes:


Carolyn Porco: Poderia uma lua de Saturno suportar vida?



Brian Greene sobre a teoria das cordas


Stephen Hawking coloca grandes questões sobre o Universo

Read more...

A Canção do Carl Sagan

Segue-se mais uma canção magnífica. Desta vez é Carl Sagan que a interpreta, sim o famoso astrónomo!


encontrado no De Rerum Natura

Read more...

08/11/2009

Porquê a Pandemia?



A 7 de Setembro de 1918 um soldado americano adoeceu com uma febre grave. Foi-lhe diagnosticado meningite. Entretanto uma dezena de soldados adoecia com os mesmos sintomas. Dia 16 do mesmo mês já se contavam 36 novos casos, e uma semana depois já o número era de 12604 doentes num universo de 45 mil soldados. Cerca de 800 soldados morreram.

Este “novo tipo de infecção ou praga” mencionado por William Welch foi responsável por cerca de 40 milhões de mortes, em todo o mundo, entre 1918 e 1919. De facto esta infecção não era nova.

As pandemias de gripe humana apareceram duas vezes depois de 1918 (em 1957 e em 1968).

As pandemias de gripe resultam da “mistura” de estirpes de vírus de humanos e de aves, nos porcos.

O vírus da gripe aviaria reconhece oligossacáridos com ligações ácido siálico do tipo ASα2,3Gal, presente no trato respiratório das aves. Mas o vírus da gripe humana reconhece oligossacáridos com ligações ácido siálico do tipo ASα2,6Gal, presente no trato respiratório humano. Como é que os humanos podem ser infectados com estirpes aviarias? A resposta está nos suínos. Eles são conhecidos como “misturadores”, misturam as duas estirpes pois apresentam os dois tipos de ligações e, se tiverem contraído as duas estirpes de vírus, estes poderão fazer um rearranjo e voltar a infectar humanos mas agora com outra “aparência”.

Porque é que um vírus rearranjado pode provocar pandemias?

Todos os anos presenciamos epidemias de gripe, que resultam de deriva antigética (drift), que é a acumulação de mutações nos seus segmentos de RNA. O “drift” é lento e resulta da acumulação progressiva dessas mutações. No entanto há outra forma mais rápida de mudança genética, a alteração antigénica (shift). O “shift” consiste na redistribuição dos segmentos do vírus com outro subtipo geneticamente diferente. O sistema imunológico reconhece relativamente bem um vírus sujeito às forças genéticas do “drift” mas tem dificuldade em reconhecer o “shift” pois a alteração é enorme.


Fontes:

Scientific American

Aulas Virologia Prof. R. Parreira 2009, IMHT

Read more...

05/11/2009

Campo de Higgs, a Massa e o Cientista



O meu primeiro post no astroPT é este: "Campo de Higgs, a Massa e o Cientista".

Campo de Higgs:

A 10-42 segundos após o Big Bang, crê-se que a temperatura terá sido cerca de 1032 Kelvin. N este momento todos os campos oscilavam violentamente. Ao arrefecer e expandir, a radiação e a densidade de matéria ficavam diluídas.

Quando a temperatura baixou o suficiente, o campo de Higgs condensou num determinado valor não nulo através de todo o espaço. O universo estaria, então repleto de um campo de Higgs uniforme e não nulo.

O campo de Higgs é como um éter que banha todo o Universo. É bastante importante porque crê-se ser a sua partícula (o bosão de Higgs) a conferir massa às partículas.

Higgs e a origem massa:

Podemos sentir os nossos músculos a trabalhar. Quanto maior a massa do objecto a ser movido, maior a força que os músculos terão de exercer. Neste sentido, a massa de um objecto representa a sua resistência a mudanças do seu movimento. De onde vem esta resistência a ser acelerado? O que dá inércia a um objecto?

O oceano de Higgs, no qual estamos todos imersos, interage com os quarks e com os electrões: resiste às suas acelerações. As forças que exercemos milhares de vezes por dia para mudar a velocidade deste ou daquele objecto são forças que lutam contra o arrastamento do oceano de Higgs.

Para acelerar um objecto submerso em água, teríamos de empurrar com mais força. Ele resistirá às nossas tentativas para mudar a sua velocidade mais fortemente do que quando não está na água, e assim comporta-se como se tivesse aumentado a sua massa. As partículas elementares resistem a tentativas de mudança das suas velocidades – adquirem massa.

Se não fosse o campo de Higgs, todas as partículas fundamentais seriam como o fotão, e não teriam qualquer massa.

O bosão de Higgs é a única partícula do modelo padrão que ainda não foi observada. Quando se confirmar experimentalmente a sua existência iremos saber o porquê das massas de cada partícula do modelo padrão. O bosão de Higgs foi predito em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, trabalhando as ideias de Philip Anderson.

O LHC vai dar-nos uma resposta. Qualquer que seja a resposta será sempre importante. Ou confirmará a previsão, o que é fantástico, ou não confirma, o que será maravilhoso pois temos de procurar mais e novas ideias vão jorrar. O cientista não pode estar à espera de uma resposta favorável à sua ideia. O cientista estuda a natureza tal qual ela é e funciona. Qualquer que seja a resposta é a abertura para a descoberta da realidade.

Na Gazeta de Física podemos encontrar uma excelente analogia com o campo de Higgs. Vou transcrever a descrição:
“..Entra na sala um cientista de grande renome, uma verdadeira estrela, e à medida que atravessa a sala cria, naturalmente, a cada passo, uma aglomeração de admiradores, ansiosos por falarem com ele.

…Isto impede-o de percorrer a sala normalmente, criando-lhe uma resistência ao movimento, como se a sua massa aumentasse, tal como acontece a uma partícula que se move através de um campo de Higgs.

…Se um rumor atravessa a sala,

… também produz um efeito de aglomeração, mas desta vez entre os próprios cientistas na sala. Estes aglomerados são como as próprias partículas Higgs.”

Poderão ver as ilustrações na fonte.

Fontes:
“O Tecido do Cosmos”, Brian Greene

Wikipedia – Bosão de Higgs

Gazeta de Física – “O que é o bosão de Higgs e porque o queremos encontrar?”

Read more...
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin