RSS
email
4

CONTRA-CAPA: Asteróide não Matou os Dinossauros


O famoso blog do Mats, Genesis contra Darwin tenta mostrar que a extinção dos dinossauros, há 65 M.a., não foi causada por um asteróide. Baseando-se num artigo intitulado “Maybe an Asteroid Didn’t Kill the Dinosaurs” (2009), de Jeffrey Kluger - (Maybe = talvez) - tenta defender que "O Dilúvio continua a ser a melhor explicação para os maciços cemitérios de fósseis de dinossauros existentes hoje em dia."

Algo de curioso ressalta do post. O seu autor ter por base das suas afirmações um estudo com referências do tipo "300.000 anos depois do impacto do asteróide." em que "estudaram 9 metros de sedimentos mesmo por cima da camada de impacto do asteróide." e que "eles afirmaram que as camadas de sedimentos foram depositadas à velocidade de 2,54cm por cada mil anos, dando uma idade aproximada de 300,000 anos."

Mais uma vez, usando um estudo que aplica idades excessivamente grandes para as teorias criacionistas, o Mats retira a parte do artigo que diz que os dinossauros não foram mortos por um asteróide porque morreram 300 mil anos depois do impacto, mas depois diz o seguinte: "Convém ressalvar que as datas acima mencionadas são datas evolucionistas e não datas científicas e históricas"

Desta forma podemos ver que se pode, segundo o Mats, retirar de um artigo a parte que nos convém, e rejeitar a forma como se chegou aos resultados porque esta forma é incorrecta. O estudo dos sedimentos mostra uma idade muito antiga, contudo baseado nesse estudo vieram conclusões. Só as conclusões interessam? Hmm, acho que não.

De qualquer forma, há estudos para todos os gostos e formas de fazer ciência para todos os gostos. Há também formas de divulgar para todos os gostos.

Fica uma imagem curiosa de como não se deve usar um artigo com dados científicos, usando algumas conclusões rejeitando o método, nesta rúbrica CONTRA-CAPA.
Read more
0

CAPA: Extinções em Massa


O blog de Astronomia AstroPT dá-nos a notícia de mais uma Extinção em Massa. Mais uma a juntar às 5 já existentes. A última vive-se neste preciso momento, com o Homem a extreminar centenas de espécies de variadas formas.

A extinção de há 260 M.a. resultou de um supervulcão na China (podem ver um vídeo aqui e mais info aqui).
Read more
0

Em Direcção aos Direitos Individuais


«É um dia muito importante quer para os direitos dos cidadãos, quer para os dos doentes porque no fundo a proposta o que prevê é afirmar a doutrina ética e jurídica do consentimento informado, legaliza o testamento vital e reafirma os direitos dos doentes à sua informação clínica», referiu Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética (in TSF).

É um direito individual poder escolher o que é melhor e mais confortável para nós. Se estamos a sofrer queremos escolher o caminho de menos sofrimento. Sem este direito poderemos estar a aplicar uma distanásia. E que direito temos nós em fazer sofrer alguém inocente?

Não podemos ceder a uma mentalidade categórica e deontológica de que a vida humana é inviolável. Não nos podemos esquecer que os seres humanos têm sentimentos e que têm desejos.

Devemos zelar pelos interesses de cada um de nós, seja viver mais ou seja morrer mais cedo. É um direito de escolha que cada pessoa tem. O que será melhor para aquela pessoa: sofrer ou deixar de sofrer?
Read more
0

Mais da Gripe...

Quem quiser saber mais sobre a Gripe A H1N1/09 pode ler este blog de uma pessoa que sabe disto a sério.
Read more
0

Rápidas: O que as pessoas fazem

No blog "A Hora do Sexo", da Antena3 traz uma mensagem sublime que vou transcrever:



"90 pessoas apanham a gripe Suína e toda a gente quer usar uma máscara.

Um milhão de pessoas tem SIDA e ninguém quer usar um preservativo."

Isto é verdade...
Read more
0

Rápidas: Júniores da máfia

O jornal Global de hoje traz uma box que diz o seguinte: "Falsificador de 11 anos apanhado - Um rapaz romeno de 11 anos aprendeu a falsificar dinheiro através de um programa televisivo e usou notas impressas em casa para comprar um hambúrguer e só não foi preso por ser menor. O rapaz usou o computador do pai quando este não se encontrava em casa."

É caso para dizer que "é de pequeno que se torce o pepino", a máfia começa-se a treinar desde cedo. No futebol os craques começam em tenra idade a treinar e a por em prática as fintas do futuro. As pessoas têm de fazer pela vida. Esta criança decidiu enveredar por um caminho também ele cheio de notas verdes e laranja.

Quantos jogadores sabem trabalhar com tecnologia? Muitos saem das escolas públicas bem cedo ara ingressar em escolas de futebol. Esta criança decidiu por em prática a sua sabedoria de autodidacta, é uma expert em informática. Infelizmente quis comprar um hambúrguer em vez de droga...
Read more
0

Testamento vital permite Eutanásia

Num artigo recente (21 de Maio) o Público refere que

"Qualquer pessoa pode deixar escrito quais os cuidados de saúde que deseja ou não receber caso fique incapaz de decidir quando a questão se colocar – a chamada declaração antecipada de vontade -, mas não pode pedir que um terceiro pratique uma acção contrária aos princípios da medicina."

Isto é, uma pessoa pode deixar escrito que não quer cuidados de manutenção de vida. O médico desliga as máquinas. Isto chama-se Eutanásia. Quer seja o médico, quer seja um familiar a fazê-lo. Há que entender o que é a Eutanásia: "Eu" e "Thanatos", o que significa uma boa morte.

Contudo há várias formas de proporcionar uma "boa morte":


1-Eutanásia Voluntária - A obtém os medicamentos que irão permitir a B que se suicide

2-Eutanásia Involuntária - Quando é realizada numa pessoa que poderia ter consentido ou recusado a sua própria morte, mas não o fez.

Na primeira é administrado o medicamento para que a pessoa morra. Na segunda é suspenso o tratamento. Ainda há um tipo de eutanásia muito comum, infelizmente: A Distanásia, que é a continuação do tratamento enquanto a pessoa sofre. É o prolongar do sofrimento.

O testamento vital irá, sem dúvida permitir uma eutanásia involuntária, e ainda bem, já que há muita gente a sofrer calada.

Read more
0

Rápidas: Peças especiais para "hoje"


Um blog anuncia uma marca nova num mercado bastante procurado actualmente. Sara Cardina, no seu blog mostra o seu magnífico trabalho manufacturado.

Começou a sua formação em Janeiro de 2008 apenas. Lançou a sua marca e faz exposições por todo o país, como é apresentado no seu blog.

É uma questão de visitar...
Read more
0

O que é a Gripe suína? - Influenza A (H1N1)

Estamos a presenciar, nestes últimos dias, o início de uma pandemia. Mais uma provocada por uma estirpe do vírus Influenza. A OMS declarou nível 5 (de 6), que nada tem a ver com o perigo da doença mas sim com a sua propagação.

O tipo A do Influenza “infecta infecta uma grande variedade de mamíferos como o homem, cavalos, focas e porcos, e aves como galinhas e patos. O tipo B só é capaz de infectar humanos, não tendo por isso tantas implicações na epidemiologia.” O tipo C produz sintomas idênticos ao da gripe.

Os tipos (A, B e C) são ainda divididos em subtipos baseados nas diferenças de duas proteínas na superfície do Envelope lipídico, a hemaglutinina e a neurominidase – H e N. O vírus que está a causar algum pânico é o Influenza A(H1N1).

O vírus da gripe é disseminado de indivíduo em indivíduo por via aérea, nada tem a ver com a alimentação. Por esse motivo são infundadas as preocupações em comer carne de porco. Pessoas que não têm conhecimentos nesta área têm direito a dizer que vão de férias para o México mas vão ter cuidado para não estar ao pé de porcos ou que não vão comer carne de porco. Outros há, como não podia deixar de ser, que usam as inevitáveis teorias da conspiração. Um comentário, no site do Público diz isto:

"Será que este virus não se escapou de um laboratòrio por descuido de alguem? para tirarem as vacinas que estao armazenadas que era para vender para a gripe das galinhas e como ela não chegou e as vacinas a validade deve estar a acabar e tem que ser vendidas"

São infelizes a maior parte dos comentários a assuntos destes por parte de pessoas sem conhecimento. Se é bom ter algo a dizer, não é bom ter qualquer parvoíce para dizer. Quanto às pessoas leigas, apenas desejo que não debitem o que lhes vem à cabeça, com ou sem sentido. É bom reflectir antes de comentar. No entanto, Governos a fazer barbaridades como abater 250 000 porcos ou a declarar boicote a produtos de origem suína, já é deveras preocupante!

A vacina contra a gripe sazonal pode não nos proteger. Embora contenha vírus H1N1 inactivado pode não proteger contra este H1N1.

Fontes:

http://evunix.uevora.pt/~sinogas/TRABALHOS/2000/virol00_gripe.htm

http://jvcosta.planetaclix.pt/moleskine.html

http://www.infoescola.com/doencas/endemia-epidemia-e-pandemia/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Influenza

http://www.who.int/en/

http://en.wikipedia.org/wiki/Influenza_A_virus_subtype_H1N1

Saber mais:

www.infogripe.com/el_mundo_de_la_gripe/index.html

www.infogripe.com/tipos_de_virus/index.html

www.uct.ac.za/depts/mmi/jmoodie/influen2.html

www.sciam.com/1999/0199issue/0199lover.html

www.who.int/emc-documents…Influenza/Influenza.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia#Gripe_su.C3.ADna_.28Gripe_A.29
Read more

31/05/2009

CONTRA-CAPA: Asteróide não Matou os Dinossauros


O famoso blog do Mats, Genesis contra Darwin tenta mostrar que a extinção dos dinossauros, há 65 M.a., não foi causada por um asteróide. Baseando-se num artigo intitulado “Maybe an Asteroid Didn’t Kill the Dinosaurs” (2009), de Jeffrey Kluger - (Maybe = talvez) - tenta defender que "O Dilúvio continua a ser a melhor explicação para os maciços cemitérios de fósseis de dinossauros existentes hoje em dia."

Algo de curioso ressalta do post. O seu autor ter por base das suas afirmações um estudo com referências do tipo "300.000 anos depois do impacto do asteróide." em que "estudaram 9 metros de sedimentos mesmo por cima da camada de impacto do asteróide." e que "eles afirmaram que as camadas de sedimentos foram depositadas à velocidade de 2,54cm por cada mil anos, dando uma idade aproximada de 300,000 anos."

Mais uma vez, usando um estudo que aplica idades excessivamente grandes para as teorias criacionistas, o Mats retira a parte do artigo que diz que os dinossauros não foram mortos por um asteróide porque morreram 300 mil anos depois do impacto, mas depois diz o seguinte: "Convém ressalvar que as datas acima mencionadas são datas evolucionistas e não datas científicas e históricas"

Desta forma podemos ver que se pode, segundo o Mats, retirar de um artigo a parte que nos convém, e rejeitar a forma como se chegou aos resultados porque esta forma é incorrecta. O estudo dos sedimentos mostra uma idade muito antiga, contudo baseado nesse estudo vieram conclusões. Só as conclusões interessam? Hmm, acho que não.

De qualquer forma, há estudos para todos os gostos e formas de fazer ciência para todos os gostos. Há também formas de divulgar para todos os gostos.

Fica uma imagem curiosa de como não se deve usar um artigo com dados científicos, usando algumas conclusões rejeitando o método, nesta rúbrica CONTRA-CAPA.

Read more...

CAPA: Extinções em Massa


O blog de Astronomia AstroPT dá-nos a notícia de mais uma Extinção em Massa. Mais uma a juntar às 5 já existentes. A última vive-se neste preciso momento, com o Homem a extreminar centenas de espécies de variadas formas.

A extinção de há 260 M.a. resultou de um supervulcão na China (podem ver um vídeo aqui e mais info aqui).

Read more...

28/05/2009

Em Direcção aos Direitos Individuais


«É um dia muito importante quer para os direitos dos cidadãos, quer para os dos doentes porque no fundo a proposta o que prevê é afirmar a doutrina ética e jurídica do consentimento informado, legaliza o testamento vital e reafirma os direitos dos doentes à sua informação clínica», referiu Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética (in TSF).

É um direito individual poder escolher o que é melhor e mais confortável para nós. Se estamos a sofrer queremos escolher o caminho de menos sofrimento. Sem este direito poderemos estar a aplicar uma distanásia. E que direito temos nós em fazer sofrer alguém inocente?

Não podemos ceder a uma mentalidade categórica e deontológica de que a vida humana é inviolável. Não nos podemos esquecer que os seres humanos têm sentimentos e que têm desejos.

Devemos zelar pelos interesses de cada um de nós, seja viver mais ou seja morrer mais cedo. É um direito de escolha que cada pessoa tem. O que será melhor para aquela pessoa: sofrer ou deixar de sofrer?

Read more...

26/05/2009

Mais da Gripe...

Quem quiser saber mais sobre a Gripe A H1N1/09 pode ler este blog de uma pessoa que sabe disto a sério.

Read more...

25/05/2009

Rápidas: O que as pessoas fazem

No blog "A Hora do Sexo", da Antena3 traz uma mensagem sublime que vou transcrever:



"90 pessoas apanham a gripe Suína e toda a gente quer usar uma máscara.

Um milhão de pessoas tem SIDA e ninguém quer usar um preservativo."

Isto é verdade...

Read more...

Rápidas: Júniores da máfia

O jornal Global de hoje traz uma box que diz o seguinte: "Falsificador de 11 anos apanhado - Um rapaz romeno de 11 anos aprendeu a falsificar dinheiro através de um programa televisivo e usou notas impressas em casa para comprar um hambúrguer e só não foi preso por ser menor. O rapaz usou o computador do pai quando este não se encontrava em casa."

É caso para dizer que "é de pequeno que se torce o pepino", a máfia começa-se a treinar desde cedo. No futebol os craques começam em tenra idade a treinar e a por em prática as fintas do futuro. As pessoas têm de fazer pela vida. Esta criança decidiu enveredar por um caminho também ele cheio de notas verdes e laranja.

Quantos jogadores sabem trabalhar com tecnologia? Muitos saem das escolas públicas bem cedo ara ingressar em escolas de futebol. Esta criança decidiu por em prática a sua sabedoria de autodidacta, é uma expert em informática. Infelizmente quis comprar um hambúrguer em vez de droga...

Read more...

Testamento vital permite Eutanásia

Num artigo recente (21 de Maio) o Público refere que

"Qualquer pessoa pode deixar escrito quais os cuidados de saúde que deseja ou não receber caso fique incapaz de decidir quando a questão se colocar – a chamada declaração antecipada de vontade -, mas não pode pedir que um terceiro pratique uma acção contrária aos princípios da medicina."

Isto é, uma pessoa pode deixar escrito que não quer cuidados de manutenção de vida. O médico desliga as máquinas. Isto chama-se Eutanásia. Quer seja o médico, quer seja um familiar a fazê-lo. Há que entender o que é a Eutanásia: "Eu" e "Thanatos", o que significa uma boa morte.

Contudo há várias formas de proporcionar uma "boa morte":


1-Eutanásia Voluntária - A obtém os medicamentos que irão permitir a B que se suicide

2-Eutanásia Involuntária - Quando é realizada numa pessoa que poderia ter consentido ou recusado a sua própria morte, mas não o fez.

Na primeira é administrado o medicamento para que a pessoa morra. Na segunda é suspenso o tratamento. Ainda há um tipo de eutanásia muito comum, infelizmente: A Distanásia, que é a continuação do tratamento enquanto a pessoa sofre. É o prolongar do sofrimento.

O testamento vital irá, sem dúvida permitir uma eutanásia involuntária, e ainda bem, já que há muita gente a sofrer calada.

Read more...

09/05/2009

Rápidas: Peças especiais para "hoje"


Um blog anuncia uma marca nova num mercado bastante procurado actualmente. Sara Cardina, no seu blog mostra o seu magnífico trabalho manufacturado.

Começou a sua formação em Janeiro de 2008 apenas. Lançou a sua marca e faz exposições por todo o país, como é apresentado no seu blog.

É uma questão de visitar...

Read more...

01/05/2009

O que é a Gripe suína? - Influenza A (H1N1)

Estamos a presenciar, nestes últimos dias, o início de uma pandemia. Mais uma provocada por uma estirpe do vírus Influenza. A OMS declarou nível 5 (de 6), que nada tem a ver com o perigo da doença mas sim com a sua propagação.

O tipo A do Influenza “infecta infecta uma grande variedade de mamíferos como o homem, cavalos, focas e porcos, e aves como galinhas e patos. O tipo B só é capaz de infectar humanos, não tendo por isso tantas implicações na epidemiologia.” O tipo C produz sintomas idênticos ao da gripe.

Os tipos (A, B e C) são ainda divididos em subtipos baseados nas diferenças de duas proteínas na superfície do Envelope lipídico, a hemaglutinina e a neurominidase – H e N. O vírus que está a causar algum pânico é o Influenza A(H1N1).

O vírus da gripe é disseminado de indivíduo em indivíduo por via aérea, nada tem a ver com a alimentação. Por esse motivo são infundadas as preocupações em comer carne de porco. Pessoas que não têm conhecimentos nesta área têm direito a dizer que vão de férias para o México mas vão ter cuidado para não estar ao pé de porcos ou que não vão comer carne de porco. Outros há, como não podia deixar de ser, que usam as inevitáveis teorias da conspiração. Um comentário, no site do Público diz isto:

"Será que este virus não se escapou de um laboratòrio por descuido de alguem? para tirarem as vacinas que estao armazenadas que era para vender para a gripe das galinhas e como ela não chegou e as vacinas a validade deve estar a acabar e tem que ser vendidas"

São infelizes a maior parte dos comentários a assuntos destes por parte de pessoas sem conhecimento. Se é bom ter algo a dizer, não é bom ter qualquer parvoíce para dizer. Quanto às pessoas leigas, apenas desejo que não debitem o que lhes vem à cabeça, com ou sem sentido. É bom reflectir antes de comentar. No entanto, Governos a fazer barbaridades como abater 250 000 porcos ou a declarar boicote a produtos de origem suína, já é deveras preocupante!

A vacina contra a gripe sazonal pode não nos proteger. Embora contenha vírus H1N1 inactivado pode não proteger contra este H1N1.

Fontes:

http://evunix.uevora.pt/~sinogas/TRABALHOS/2000/virol00_gripe.htm

http://jvcosta.planetaclix.pt/moleskine.html

http://www.infoescola.com/doencas/endemia-epidemia-e-pandemia/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Influenza

http://www.who.int/en/

http://en.wikipedia.org/wiki/Influenza_A_virus_subtype_H1N1

Saber mais:

www.infogripe.com/el_mundo_de_la_gripe/index.html

www.infogripe.com/tipos_de_virus/index.html

www.uct.ac.za/depts/mmi/jmoodie/influen2.html

www.sciam.com/1999/0199issue/0199lover.html

www.who.int/emc-documents…Influenza/Influenza.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia#Gripe_su.C3.ADna_.28Gripe_A.29

Read more...
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin