RSS
email

A Utopia do Vegetarianismo?



Há vários motivos pelos quais fazemos escolhas. Alguns desses motivos não passam de utopias. Passar a ter uma alimentação baseada em getais por causa do metano largado pelas vacas é um argumento não muito sólido porque:

1- Se deixarmos de comer vacas, haverá mais vacas e, consequentemente, mais metano largado para a atmosfera

2- Se for por causa do CH4 deixamos mais depressa de andar de transportes particulares.

3- O melhor é comer as vacas porque, só assim, não poluem

4- Um estudo feito há uns 3 meses onde cientistas aconselhavam as pessoas a comer cangurus porque libertam mais metano do que as vacas.


Outro argumento é o de que os animais sofrem quando morrem. Para isso também há contra-argumentos fáceis:

1- As plantas não dizem "ai" nem gemem quando são mortas mas não quer dizer que não sofram. O stress celular existe. Anotem este nome e investiguem - Alexandre Quintanilha, da Universidade do Porto.

2- E o que dizer das formigas, moscas, etc? Se matarmos animais para a nossa sobrevivência é mau, o que dizer de matá-los só porque nos incomodam? Mas é inevitável!


Um outro argumento volátil é o facto de ajudar o ambiente e termos todos de fazer "o mais bonito".

Muita gente não quer saber do que é bom, nem pensam no Venceslau ou no Matumbino da Guiné que está a morrer à fome. Querem é ter a sua Playstation e calçar as sua Adidas. O resto pouco ou nada importa. É bom pensar nestas pessoas e ter compaixão, mas ficamos por aqui: "Que pena"; "oh, coitadinho". Dizem que querem ajudar mas~estão ligados à Internet no seu Laptop. Ou estão a pensar nisto e , 10 minutos depois, estão a comer à grande! E que tal começar com algo chamado ATITUDE? E quem se quer chatear com isso? Toda a gente pensa "começa tu! Tira a roupa, que é feita pelos timorenses de 10 anos; deixa de andar de carro porque cada litro consome o equivalente à energia eléctrica de uma pequena cidade durante não sei quanto tempo..."; etc. E quem começa? Bem, quem começa a fazer isso aparece no Jornal da Noite da TVI, numa carroça a alimentar-se do que cultiva. É certo tem ops seus ideais, devem ser respeitados e valorizados por seguirem em frente, com coragem, as suas motivações. O problema está nos restante 99,8% das pessoas que não querem saber. Por isso acho que, ser vegetariano para não poluir o planeta não é lá grande ajuda. A celulose ingerida nos vegetais (sei que vegetarianismos não é comer feno, alfaces e couves, é uma gama de produtos feitos para uma alimentação mais rica. O tofú e outros produtos) largam o mesmo metano que as vacas largam.

O vegetarianismo tem os seus conceitos, as suas filosofias, os seus argumentos. Acho bem uma pessoa ter uma alimentação equilibrada ou seguir uma restrição porque gosta. Agora, não me venham com essa de que "sou vegetariano porque tenho pena dos animais que morrem" ou "porque não quero contribuir para uma decadência social e/ou ecológia do planeta".

Bookmark and Share

6 comentários:

Thais Frota (tatafrot@hotmail.com) disse...

Há uma diferença, caro amigo, entre vegetariano hipócrita e alguém que respeita o próximo, seja animal ou vegetal. A maioria dos vegetarianos não dizem "não gosto dos animais sofrendo ao morrer" e sim "não concordo com o modo que esses animais são criados, tendo uma vida medíocre sem uma oportunidade de escolha". Digo-vos que sou vegetariana, mas não o seria se pudesse me alimentar da carne de animais provenientes da minha caça (sem armas de fogo) porém, não me considero selvagem e tendo usar do maior bem divino que me foi dado, a capacidade de aprender. Quanto ao sofrimento das plantas, elas têm sua forma de ter uma vida digna, simplesmente apodrecem e não servem para o consumo se não forem bem tratados. Acho que não acreditarás, mesmo assim, tentarei. Eu não digo que nunca matei uma formiga por acidente, mas sempre me senti mal e peti perdão aos espíritos por isso. Já uma barata, um bicho "chato" que você pode considerar inevitável matar, into eu nunca fiz. Não uso minha escolha com hipocrisia e sim uma forma de estar mais ligada a meus instintos naturais. Não como carne pois não quero ter parte em um nazismo descontrolado, assim como não dou esmolas. Quanto aos humanos, aqueles que não tiveram tanta sorte na vida como eu, acredito que sempre háuma forma de progredir, não importa qual seja seu ponto de partida. É claro que estou disposta a ajudá-los pois minha filosofia consiste ajudar meu irmão, não importa qualseja sua espécie.

Agradeço a atenção por ter lido meu desabafo! Deixo-lhe uma mensagem de que gostamos muito (nós 0,02%)

"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
(Edward Everett Hale (1823-1909)

Abraços

Thais Frota

Anónimo disse...

Meu caro se você deixa de comer carne você salva cerca de 95 animais por ano. Quanto mais você come, mais eles matam para vender, larga de ser bobo...rs
Dá uma olhada nos videos sobre abatedouro e pensa melhor.

Anónimo disse...

Não comendo carne, para além de pouparmos a vida a muitos animais(tendo em conta a forma como vivem desde que nascem até serem mortos), contribuimos para a diminuição da exagerada industria da carne (o cerne da questão da poluição, que conta com 18% enquanto que todos os transportes juntos incluindo aviões(!) contam com 13).

O texto, para quem não conhece nada do assunto, parece ser coerente e quase inteligente... Mas sinceramente, nunca vi tanta ignorância junta. Tente pesquisar um pouco mais, antes de lançar uma crítica desse cariz.

É devido a raciocínios retrogados como o seu que o mundo esta a ir por este caminho. As pessoas tendem a ser sugadas pela "midia", mesmo que não queiram,e os governos convencem as pessoas consoante os seus interesses. Fique mais alerta...

Anónimo disse...

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ Que argumentos sólidos vc tem... Vou aproveitar e deixar essa corrente pra você, menina cientista.



Há alguns anos, dois pais saíram para jantar. Algumas horas mais tarde, a babá estava ligando para perguntar se ela poderia cobrir a estátua de palhaço no quarto das crianças, o pai disse: "Leve as crianças, vamos chamar a polícia, pois nós não temos nenhuma estátua de palhaço". A "estátua palhaço" é realmente um assassino que fugiu da prisão. Se você não publicar esta carta em 10 músicas, esta noite, você verá o palhaço em sua cama às 3:00 da manhã com uma serra elétrica na mão.

Ricardo Hugo disse...

Acho que vai ser meio difícil explicar pra que vc consiga entender, tentarei ser beeem claro...bom, vamos lá.

1- Quando paramos de comer vacas, estas q são criadas com a finalidade de "alimentar" seres humanos, não estamos fazendo com q aumente o numero de vacas liberadoras de metano e sim o contrário. Se existem tantas vacas é por que há uma "fábrica" produtora de vacas para atender a grande demanda da nossa nação Carnívora. A partir do momento em q se para de comer carne, esse incentivo à produção de animais para abate é interrompido, logo, a natureza fará o resto, equilibrando a quantidade das espécies no planeta através do q conhecemos como seleção natural, e haverá então equilíbrio e justiça.

2- A atitude de parar ou reduzir a utilização de transportes particulares deve vir como complemento para melhorar as problemáticas causadas pelo CH4 (metano). Apenas parar de andar de transporte particular para poder continuar a comer carne não é o "X" da nossa questão, há muitas outras coisas envolvidas na escolha Ovolactovegetariana ou Vegana q vão além da poluição pelos gases emanados por vacas, cangurus ou qualquer outra espécie. É acima de tudo uma questão de respeito e conciência de q não somos os únicos com direito à vida...do contrário, onde fica nossa "humanidade" e para quê nos serve a "racionalidade", pra sub-julgar e destruir tudo q é mais fraco q a gente, isso pra mim é uma forma de FACISMO!

4- a dos Cangurus acho q está explicada nas antecessores...rs

...agora a parte do sofrimento funciona assim:
É, os animais sofrem msm quando os matamos, isso é fato!
As plantas, apesar de serem seres vivos, não possuem sistema nervoso (logo, não sentem dor). Além disso, as espécies vegetais são capazes de fornecer alimento sem q isso cause sua morte, como os frutos, folhas, sementes e etc. fornecidos por elas.

Olha só, vc sabe todos os males causados por quem não é vegetariano ou por quem não tá nem ai pro planeta...sabe q tem gente q não tá nem ai para outras regiões, etnias ou espécies q sofrem pelo mundo...meu, como vc consegue não entender ou enxergar os motivos q levam algumas pessoas a adotarem uma dieta vegetariana? rs ...é isso q fiquei sem entender.
Acho estranho vc falar q tudo começa na ATITUDE e nos questionar quanto a isso...mas lembra q somos nós q estamos dando nossa contribuição, nós q estamos tentando reduzir nosso consumo não-sustentável, reduzir nossas atitudes desumanas contra outras espécies...se isso tudo não constituem "atitudes" o q seriam de fato alguma pra vc? Escrever um Post sem bases sólidas pra criticar atitudes q tem no mínimo servido de estimulo para construção de um planeta mais solidário e consciente...fazer pouco já é fazer alguma coisa!
Lembre-se, de grão em grão a galinha enche o papo (e não é para ser comida depois, viu?! rs)

Mas legal vc qrer debater e expor suas idéias.Você deve estar naquela fase de formação de opinião, onde a gente vai contra o q está em alta pra se destacar...como o vegetarianismo tem crescido, vc decidiu criticar isso pra sobressair, mas se alguma coisa é boa, tem q é apoiar, tem q é fazer isso crescer e não boicotar!

Uma sociedade ou pessoa q é capaz de matar um ser q não tem maldade, não faz vingança, e se quer tem a chance de se defender ou lutar de forma justa por sua vida...uma sociedade assim refletem o q pra vc? pra mim, só coisas ruins!

Talvez seja utópico pensar como eu penso, justamente porque ainda tem gente q pensa como vc, q isso tudo, não vale a pena nem tentar.

Só pra constar, além do metano liberado na atmosfera pelos gases provenientes do gado, ainda temos áreas gigantescas q são desmatadas para serem transformadas em pasto, potencializando o efeito destrutivo desse tipo de consumo.

Aconselho-te a ver alguns vídeos sobre abatedouros...pesquisar mais e entender melhor o assunto, quem sabe seu próximo Post não seja apoiando a causa!

Sandra Prado disse...

http://youtu.be/9fEo6970KBo
Esse video mostra toda averdade da maldade do homem para comer os animais...O foie gras, uma tradição cruel
O foie gras é o orgão doente dum ganso ou dum pato, engordado de maneira forçada, várias vezes por dia, com um tubo de metal de 20 a 30 centímetros enfiado na garganta até o estômago. Para obrigar o seu corpo a produzir o patê de fígado, a ave tem de engolir em somente alguns segundos uma tal quantidade de milho, que o fígado acaba por atingir praticamente dez vezes o seu tamanho normal, e desenvolve uma doença chamada esteatose hepática.
Debatendo-se quando o tubo é violentamente inserido na sua garganta, ou pela simples contração do esófago provocada pela necessidade de vomitar, a ave arrisca-se a asfixiar e a se perfurar mortalmente o pescoço.
A introduçao do tubo provoca lesões no pescoço no qual se desenvolvem dolorosas inflamações e infecções. Esta desequilibrada superalimentação provoca frequentemente doenças no sistema digestivo, que podem ser mortais.
Pouco após este choque diário da engorda, a ave sofre imediatemente de diarreias e de arquejos. Para além disso, as dimensões do seu fígado hipertrofiado tornam a respiração difícil e o andamento doloroso.
Se este tratamento continuasse, provocaria a morte dos animais engordados. A matança chega a tempo de dissimular as consequências da engorda. Os mais fracos chegam muitas vezes à sala de matança jà moribundos, e outros tantos nem conseguem resistir até lá : a taxa de mortalidade dos patos é de dez a vinte vezes mais elevada durante o período de engorda.
Pedimos aos que engordam os gansos e os patos que deixem de praticar estes atos de mau trato. O fato de não terem qualquer intenção cruel para com os animais não reduz em nada o sofrimento que provocam.
• Pedimos aos que lucram com o foie gras, sem qualquer consideração ética, que acabem com a sua participação neste comércio indecente.
• Pedimos às autoridades científicas e veterinárias que se preocupam sinceramente com o bem-estar dos animais, que denunciem os métodos de produção do patê de fígado.
• Pedimos à justiça que relembre as leis e os regulamentos que impõem um limite ao sofrimento que se pode infligir a um ser sensível, e que a produção de patê de figado é, por consequente, ilegal.
• Pedimos aos nossos representantes que criem leis que proibam definitivamente este costume.
Enquanto consumidores determinados em pôr a ética em prática no nosso prato, e constatando que tais sofrimentos existem simplesmente para agradar ao nosso paladar, recusamo-nos a comprar e a consumir fígados doentes de animais torturados.

31/03/2009

A Utopia do Vegetarianismo?



Há vários motivos pelos quais fazemos escolhas. Alguns desses motivos não passam de utopias. Passar a ter uma alimentação baseada em getais por causa do metano largado pelas vacas é um argumento não muito sólido porque:

1- Se deixarmos de comer vacas, haverá mais vacas e, consequentemente, mais metano largado para a atmosfera

2- Se for por causa do CH4 deixamos mais depressa de andar de transportes particulares.

3- O melhor é comer as vacas porque, só assim, não poluem

4- Um estudo feito há uns 3 meses onde cientistas aconselhavam as pessoas a comer cangurus porque libertam mais metano do que as vacas.


Outro argumento é o de que os animais sofrem quando morrem. Para isso também há contra-argumentos fáceis:

1- As plantas não dizem "ai" nem gemem quando são mortas mas não quer dizer que não sofram. O stress celular existe. Anotem este nome e investiguem - Alexandre Quintanilha, da Universidade do Porto.

2- E o que dizer das formigas, moscas, etc? Se matarmos animais para a nossa sobrevivência é mau, o que dizer de matá-los só porque nos incomodam? Mas é inevitável!


Um outro argumento volátil é o facto de ajudar o ambiente e termos todos de fazer "o mais bonito".

Muita gente não quer saber do que é bom, nem pensam no Venceslau ou no Matumbino da Guiné que está a morrer à fome. Querem é ter a sua Playstation e calçar as sua Adidas. O resto pouco ou nada importa. É bom pensar nestas pessoas e ter compaixão, mas ficamos por aqui: "Que pena"; "oh, coitadinho". Dizem que querem ajudar mas~estão ligados à Internet no seu Laptop. Ou estão a pensar nisto e , 10 minutos depois, estão a comer à grande! E que tal começar com algo chamado ATITUDE? E quem se quer chatear com isso? Toda a gente pensa "começa tu! Tira a roupa, que é feita pelos timorenses de 10 anos; deixa de andar de carro porque cada litro consome o equivalente à energia eléctrica de uma pequena cidade durante não sei quanto tempo..."; etc. E quem começa? Bem, quem começa a fazer isso aparece no Jornal da Noite da TVI, numa carroça a alimentar-se do que cultiva. É certo tem ops seus ideais, devem ser respeitados e valorizados por seguirem em frente, com coragem, as suas motivações. O problema está nos restante 99,8% das pessoas que não querem saber. Por isso acho que, ser vegetariano para não poluir o planeta não é lá grande ajuda. A celulose ingerida nos vegetais (sei que vegetarianismos não é comer feno, alfaces e couves, é uma gama de produtos feitos para uma alimentação mais rica. O tofú e outros produtos) largam o mesmo metano que as vacas largam.

O vegetarianismo tem os seus conceitos, as suas filosofias, os seus argumentos. Acho bem uma pessoa ter uma alimentação equilibrada ou seguir uma restrição porque gosta. Agora, não me venham com essa de que "sou vegetariano porque tenho pena dos animais que morrem" ou "porque não quero contribuir para uma decadência social e/ou ecológia do planeta".

6 comentários:

Thais Frota (tatafrot@hotmail.com) disse...

Há uma diferença, caro amigo, entre vegetariano hipócrita e alguém que respeita o próximo, seja animal ou vegetal. A maioria dos vegetarianos não dizem "não gosto dos animais sofrendo ao morrer" e sim "não concordo com o modo que esses animais são criados, tendo uma vida medíocre sem uma oportunidade de escolha". Digo-vos que sou vegetariana, mas não o seria se pudesse me alimentar da carne de animais provenientes da minha caça (sem armas de fogo) porém, não me considero selvagem e tendo usar do maior bem divino que me foi dado, a capacidade de aprender. Quanto ao sofrimento das plantas, elas têm sua forma de ter uma vida digna, simplesmente apodrecem e não servem para o consumo se não forem bem tratados. Acho que não acreditarás, mesmo assim, tentarei. Eu não digo que nunca matei uma formiga por acidente, mas sempre me senti mal e peti perdão aos espíritos por isso. Já uma barata, um bicho "chato" que você pode considerar inevitável matar, into eu nunca fiz. Não uso minha escolha com hipocrisia e sim uma forma de estar mais ligada a meus instintos naturais. Não como carne pois não quero ter parte em um nazismo descontrolado, assim como não dou esmolas. Quanto aos humanos, aqueles que não tiveram tanta sorte na vida como eu, acredito que sempre háuma forma de progredir, não importa qual seja seu ponto de partida. É claro que estou disposta a ajudá-los pois minha filosofia consiste ajudar meu irmão, não importa qualseja sua espécie.

Agradeço a atenção por ter lido meu desabafo! Deixo-lhe uma mensagem de que gostamos muito (nós 0,02%)

"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
(Edward Everett Hale (1823-1909)

Abraços

Thais Frota

Anónimo disse...

Meu caro se você deixa de comer carne você salva cerca de 95 animais por ano. Quanto mais você come, mais eles matam para vender, larga de ser bobo...rs
Dá uma olhada nos videos sobre abatedouro e pensa melhor.

Anónimo disse...

Não comendo carne, para além de pouparmos a vida a muitos animais(tendo em conta a forma como vivem desde que nascem até serem mortos), contribuimos para a diminuição da exagerada industria da carne (o cerne da questão da poluição, que conta com 18% enquanto que todos os transportes juntos incluindo aviões(!) contam com 13).

O texto, para quem não conhece nada do assunto, parece ser coerente e quase inteligente... Mas sinceramente, nunca vi tanta ignorância junta. Tente pesquisar um pouco mais, antes de lançar uma crítica desse cariz.

É devido a raciocínios retrogados como o seu que o mundo esta a ir por este caminho. As pessoas tendem a ser sugadas pela "midia", mesmo que não queiram,e os governos convencem as pessoas consoante os seus interesses. Fique mais alerta...

Anónimo disse...

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ Que argumentos sólidos vc tem... Vou aproveitar e deixar essa corrente pra você, menina cientista.



Há alguns anos, dois pais saíram para jantar. Algumas horas mais tarde, a babá estava ligando para perguntar se ela poderia cobrir a estátua de palhaço no quarto das crianças, o pai disse: "Leve as crianças, vamos chamar a polícia, pois nós não temos nenhuma estátua de palhaço". A "estátua palhaço" é realmente um assassino que fugiu da prisão. Se você não publicar esta carta em 10 músicas, esta noite, você verá o palhaço em sua cama às 3:00 da manhã com uma serra elétrica na mão.

Ricardo Hugo disse...

Acho que vai ser meio difícil explicar pra que vc consiga entender, tentarei ser beeem claro...bom, vamos lá.

1- Quando paramos de comer vacas, estas q são criadas com a finalidade de "alimentar" seres humanos, não estamos fazendo com q aumente o numero de vacas liberadoras de metano e sim o contrário. Se existem tantas vacas é por que há uma "fábrica" produtora de vacas para atender a grande demanda da nossa nação Carnívora. A partir do momento em q se para de comer carne, esse incentivo à produção de animais para abate é interrompido, logo, a natureza fará o resto, equilibrando a quantidade das espécies no planeta através do q conhecemos como seleção natural, e haverá então equilíbrio e justiça.

2- A atitude de parar ou reduzir a utilização de transportes particulares deve vir como complemento para melhorar as problemáticas causadas pelo CH4 (metano). Apenas parar de andar de transporte particular para poder continuar a comer carne não é o "X" da nossa questão, há muitas outras coisas envolvidas na escolha Ovolactovegetariana ou Vegana q vão além da poluição pelos gases emanados por vacas, cangurus ou qualquer outra espécie. É acima de tudo uma questão de respeito e conciência de q não somos os únicos com direito à vida...do contrário, onde fica nossa "humanidade" e para quê nos serve a "racionalidade", pra sub-julgar e destruir tudo q é mais fraco q a gente, isso pra mim é uma forma de FACISMO!

4- a dos Cangurus acho q está explicada nas antecessores...rs

...agora a parte do sofrimento funciona assim:
É, os animais sofrem msm quando os matamos, isso é fato!
As plantas, apesar de serem seres vivos, não possuem sistema nervoso (logo, não sentem dor). Além disso, as espécies vegetais são capazes de fornecer alimento sem q isso cause sua morte, como os frutos, folhas, sementes e etc. fornecidos por elas.

Olha só, vc sabe todos os males causados por quem não é vegetariano ou por quem não tá nem ai pro planeta...sabe q tem gente q não tá nem ai para outras regiões, etnias ou espécies q sofrem pelo mundo...meu, como vc consegue não entender ou enxergar os motivos q levam algumas pessoas a adotarem uma dieta vegetariana? rs ...é isso q fiquei sem entender.
Acho estranho vc falar q tudo começa na ATITUDE e nos questionar quanto a isso...mas lembra q somos nós q estamos dando nossa contribuição, nós q estamos tentando reduzir nosso consumo não-sustentável, reduzir nossas atitudes desumanas contra outras espécies...se isso tudo não constituem "atitudes" o q seriam de fato alguma pra vc? Escrever um Post sem bases sólidas pra criticar atitudes q tem no mínimo servido de estimulo para construção de um planeta mais solidário e consciente...fazer pouco já é fazer alguma coisa!
Lembre-se, de grão em grão a galinha enche o papo (e não é para ser comida depois, viu?! rs)

Mas legal vc qrer debater e expor suas idéias.Você deve estar naquela fase de formação de opinião, onde a gente vai contra o q está em alta pra se destacar...como o vegetarianismo tem crescido, vc decidiu criticar isso pra sobressair, mas se alguma coisa é boa, tem q é apoiar, tem q é fazer isso crescer e não boicotar!

Uma sociedade ou pessoa q é capaz de matar um ser q não tem maldade, não faz vingança, e se quer tem a chance de se defender ou lutar de forma justa por sua vida...uma sociedade assim refletem o q pra vc? pra mim, só coisas ruins!

Talvez seja utópico pensar como eu penso, justamente porque ainda tem gente q pensa como vc, q isso tudo, não vale a pena nem tentar.

Só pra constar, além do metano liberado na atmosfera pelos gases provenientes do gado, ainda temos áreas gigantescas q são desmatadas para serem transformadas em pasto, potencializando o efeito destrutivo desse tipo de consumo.

Aconselho-te a ver alguns vídeos sobre abatedouros...pesquisar mais e entender melhor o assunto, quem sabe seu próximo Post não seja apoiando a causa!

Sandra Prado disse...

http://youtu.be/9fEo6970KBo
Esse video mostra toda averdade da maldade do homem para comer os animais...O foie gras, uma tradição cruel
O foie gras é o orgão doente dum ganso ou dum pato, engordado de maneira forçada, várias vezes por dia, com um tubo de metal de 20 a 30 centímetros enfiado na garganta até o estômago. Para obrigar o seu corpo a produzir o patê de fígado, a ave tem de engolir em somente alguns segundos uma tal quantidade de milho, que o fígado acaba por atingir praticamente dez vezes o seu tamanho normal, e desenvolve uma doença chamada esteatose hepática.
Debatendo-se quando o tubo é violentamente inserido na sua garganta, ou pela simples contração do esófago provocada pela necessidade de vomitar, a ave arrisca-se a asfixiar e a se perfurar mortalmente o pescoço.
A introduçao do tubo provoca lesões no pescoço no qual se desenvolvem dolorosas inflamações e infecções. Esta desequilibrada superalimentação provoca frequentemente doenças no sistema digestivo, que podem ser mortais.
Pouco após este choque diário da engorda, a ave sofre imediatemente de diarreias e de arquejos. Para além disso, as dimensões do seu fígado hipertrofiado tornam a respiração difícil e o andamento doloroso.
Se este tratamento continuasse, provocaria a morte dos animais engordados. A matança chega a tempo de dissimular as consequências da engorda. Os mais fracos chegam muitas vezes à sala de matança jà moribundos, e outros tantos nem conseguem resistir até lá : a taxa de mortalidade dos patos é de dez a vinte vezes mais elevada durante o período de engorda.
Pedimos aos que engordam os gansos e os patos que deixem de praticar estes atos de mau trato. O fato de não terem qualquer intenção cruel para com os animais não reduz em nada o sofrimento que provocam.
• Pedimos aos que lucram com o foie gras, sem qualquer consideração ética, que acabem com a sua participação neste comércio indecente.
• Pedimos às autoridades científicas e veterinárias que se preocupam sinceramente com o bem-estar dos animais, que denunciem os métodos de produção do patê de fígado.
• Pedimos à justiça que relembre as leis e os regulamentos que impõem um limite ao sofrimento que se pode infligir a um ser sensível, e que a produção de patê de figado é, por consequente, ilegal.
• Pedimos aos nossos representantes que criem leis que proibam definitivamente este costume.
Enquanto consumidores determinados em pôr a ética em prática no nosso prato, e constatando que tais sofrimentos existem simplesmente para agradar ao nosso paladar, recusamo-nos a comprar e a consumir fígados doentes de animais torturados.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin